USO CONSCIENTE | 12.NOVEMBRO.2018

Campanha alerta para exames com radiação em crianças

Os pediatras estão preocupados com a exposição excessiva de crianças e adolescentes a exames de diagnóstico por imagem, como tomografias computadorizadas e raios x. Para estimular o uso racional dessas ferramentas, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) promove, desde o mês passado, a campanha Image Gently Brasil.

O objetivo, claro, não é ‘condenar’ a utilização de raios x e tomografias computadorizadas, já que essas são ferramentas muito importantes e que podem salvar a vida de um paciente. A intenção aqui é estimular o uso consciente desses exames, visto que crianças e adolescentes possuem tecidos e órgãos ainda em desenvolvimento e, por isso, têm mais sensibilidade aos efeitos da radiação ionizante sobre o corpo.

A campanha Image Gently Brasil defende as seguintes práticas:

/ Solicitar exames de imagem que realmente sejam fundamentais para auxiliar o diagnóstico e ajudar em decisões de condutas terapêuticas;
/ Evitar solicitar exames de imagem com radiação ionizante por pressão dos pais e familiares;
/ Obedecer a hierarquia no caso de solicitação de exames de imagem, tendo em vista que muitos casos podem ser elucidados apenas com a realização de exames de RX, não sendo necessária a realização de Tomografia Computadorizada;
/ Quando solicitar exame de Tomografia Computadorizada, deixar a critério do radiologista que executará o exame a decisão da necessidade ou não de administração do contraste iodado não-iônico endovenoso, reduzindo o número de fases e, consequentemente, a radiação recebida pelo paciente.

O público-alvo desta campanha são pediatras e outros médicos, radiologistas, técnicos e tecnólogos que realizam os exames, empresas que desenvolvem e produzem equipamentos de imagem e, claro, os familiares dos pacientes.

Esta é a primeira vez que a Image Gently – já reconhecida mundialmente – ocorre no Brasil. Além da Sociedade Brasileira de Pediatria, a campanha também conta com o apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM) e do Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR), entre outras entidades.

Quer ler mais notícias como essa? Clique aqui e navegue pelo Portal RH It’sSeg. Siga-nos também no Facebook e no Linkedin.