CUIDADOS COM A SAÚDE | 24.ABRIL.2019
Garrafa de escritório deve ser lavada todos os dias
Cuidado com aquela garrafa ou copo de água que você usa todos os dias no escritório: uma pesquisa realizada em Campinas (SP) indicou que ela pode reunir mais de 1 milhão de bactérias – mas calma, não precisa dispensar o objeto: basta lavá-lo todos os dias, ou ao menos antes e depois dos finais de semana.
O estudo foi feito pela Faculdade de Biomedicina da UniMetrocamp. Analisando bocais e a parte interna de oito garrafas e copos, os pesquisadores identificaram a presença de micro-organismos em todos os objetos.
Em alguns dos itens, a sujeira era visível, segundo Rosana Siqueira, doutora em ciências de alimentos e pesquisadora da UniMetrocamp. “Principalmente na parte que entra em contato com os lábios, a boca. […] A gente tem a noção de que, por ser água, a água é limpa. Mas, a gente esquece que coloca essa água em contato com a mucosa da nossa boca”, explica.
Se a pessoa estiver saudável e esses micro-organismos que se instalam em garrafas e copos se apresentarem em quantidades moderadas, o corpo consegue lutar contra eles. Caso contrário, há o risco de se ter mal-estar, náuseas, indisposição, dor de garganta e até contaminações mais graves, como intoxicação alimentar ou infecção pulmonar.
Portanto, é imprescindível fazer a limpeza correta das garrafas e copos que usamos diariamente no escritório. Para evitar a proliferação dos micro-organismos, é recomendado o uso de detergente, esponja de lavar louça e até escova de mamadeira, para alcançar também o fundo dos copos e garrafas.
A atenção à higiene vale também para locais onde se costuma guardar copos e garrafas – é importante deixa-lo sem resíduos e restos de água e outras bebidas. Se tiver tampa, guardar limpo e tampado. Se não tiver, guardar virado para baixo, para evitar que insetos tenham acesso aos objetos.
Quer ler mais notícias como essa? Clique aqui e navegue pelo Portal RH It’sSeg. Siga-nos também no Facebook e no Linkedin.