CUIDADOS COM A SAÚDE | 17.AGOSTO.2018
Seu nível de produtividade tem relação com o que você come
Ter bons hábitos alimentares não influenciam apenas na sua saúde, como também no rendimento durante o trabalho. É o que indica um levantamento feito pela Universidade de Brigham Young, nos Estados Unidos – clique aqui para ter acesso ao estudo em inglês.
Após entrevistarem 20 mil trabalhadores, os pesquisadores chegaram à seguinte conclusão: quem possui hábitos alimentares ruins tem 66% mais chances de apresentar uma queda de produtividade na comparação com aqueles que adotam uma dieta mais saudável.
Outro dado curioso está relacionado ao consumo de frutas e vegetais: empregados que raramente consomem tais alimentos podem ver o seu desempenho no trabalho cair em 93%, de acordo com a pesquisa.
Pensando nisso, a nutricionista Paula Garcia, da área de Promoção de Saúde e Bem-Estar da It’sSeg, elaborou um cardápio indicado para quem deseja ter uma boa produtividade no trabalho. Confira abaixo:
CAFÉ DA MANHÃ
É importante começar o dia com alimentos antioxidantes favorecendo o bom funcionamento de todo o organismo:
Sugestão: 10 minutos antes do desjejum, inclua um chá antioxidante e/ou termogênicos: chá verde/hibisco/chá preto ou mate/ou gengibre com limão.
Dica para fornecer energia: cereais integrais como aveia/pães integrais/ milho cozido ou tapioca ou raízes como batata-doce ou mandioquinha cozida.
• Fontes de proteína: ovos, laticínios magros; (pasta de amendoim sem açúcar ou gergelim para recheio dos lanches também podem ser incluídos);
• Vitaminas/minerais: fruta ou salada de frutas.
Dica: antes de dormir, deixe seu desjejum já pré-preparado. Caso não tenha muito tempo para o café, há boas opções: banana com aveia + café ou iogurte com granola e castanha-do-pará ou com frutas secas.
LANCHES
Mix contendo semente de abóbora/semente de girassol sem casca/frutas secas e castanhas. Esses alimentos são fontes de triptofano, auxiliando na memória, concentração e na redução da ansiedade, além das frutas in natura.
ALMOÇO E JANTAR
Incluir fontes de ômega-3 (importante para a memória): peixes como o salmão, sardinha, pescada e atum, além de sementes de linhaça e chia.
Consumir verduras cruas e legumes no vapor, garantindo fibras e vitaminas, sendo que ovos mexidos, cozidos ou omeletes com vegetais ou cogumelos (e carnes brancas) são opções com melhor digestibilidade. Para o jantar, as sopas são ótimas opções.
Dica para garantir energia: raízes e tubérculos como inhame, cará, batata-doce, abóbora, arroz integral, arroz 7 grãos. Além disso, as leguminosas são excelentes fontes de proteína vegetal, ferro e fibras: feijões, ervilha, lentilha, grão-de-bico.
Sobremesa: frutas como abacaxi, laranja ou mexerica garantem uma boa digestibilidade e melhor disposição pós-refeição.
ATENÇÃO
• Evitar carnes gordas e feijoada, pois estes prolongam o tempo de digestão, colaboram com a sonolência e, consequentemente, reduzem a produtividade;
• Manter uma alimentação equilibrada, o peso e a mente saudável auxiliam na prevenção de doenças, contribuindo para o aumento da produtividade no trabalho;
• Ter boa qualidade do sono é fundamental para o descanso da mente, garantindo uma melhor concentração nas atividades profissionais, além da prática de atividade física.
• Também é importante lembrar: se você pensa em iniciar qualquer dieta, busque o auxílio de profissionais capacitados. Um médico deve avaliar o seu estado de saúde e, em seguida, nutricionista irá prescrever a dieta baseada em seu histórico médico, familiar e sua rotina alimentar.
Quer ler mais notícias como essa? Clique aqui e navegue pelo Portal RH It’sSeg. Siga-nos também no Facebook e no Linkedin.