VOCÊ PRECISA SABER | 17.ABRIL.2018

Qual a diferença entre plano de saúde e seguro saúde?

O cenário é o seguinte: você é usuário de um plano de saúde, mas tem um colega que possui um seguro saúde. Dá pra estipular qual dos dois está mais coberto em caso de uma emergência médica, por exemplo? Afinal, qual é a diferença entre os dois serviços?

Tanto o plano de saúde quanto o seguro saúde têm o mesmo objetivo: oferecer assistência médica e hospitalar aos seus clientes. A diferença é que, no caso do seguro saúde, o beneficiário tem liberdade de escolha de médicos, hospitais e laboratórios.

Com o seguro saúde é possível consultar profissionais e entidades que não sejam conveniados. O reembolso com gastos médicos neste serviço é valido por todo o país, porém, o valor vai depender do tipo de seguro contratado.

Já no plano de saúde, os segurados têm o serviço de assistência médica prestado pelos profissionais e estabelecimentos credenciados pela operadora. Existem também categorias de planos que podem oferecer a livre escolha com reembolso, mas, neste caso, é necessário constar esta opção no contrato.

Vale lembrar que a ANS é a responsável por fiscalizar e regulamentar tanto os planos de saúde quanto os seguros saúde – este último desde 2001, com base na Lei 10.185/01. Por isso, em caso de dúvidas, a agência pode ser acionada pelos beneficiários, bem como as operadoras e seguradoras.

Quer ler mais notícias como essa? Clique aqui e navegue pelo Portal RH It’sSeg. Siga-nos também no Facebook e no Linkedin.

X