BOA NOTÍCIA | 26.FEVEREIRO.2018

Planos de saúde ganham clientes

O primeiro mês de 2018 trouxe boas notícias para o mercado de saúde suplementar. Segundo os dados divulgados na última semana pela ANS, a tendência de recuperação que deu os primeiros sinais em 2017 ganhou força em 2018, e pela primeira vez desde 2015, o setor apresentou crescimento no comparativo anual.


Número de beneficiários nos planos médicos cresce em janeiro

O crescimento pode ser observado tanto no comparativo mensal quanto no anual. Foram 47,4 milhões se usuários nos planos médico-hospitalares, cerca de 119,5 mil a mais do que em dezembro/17 e 64 mil a mais em relação a janeiro/17.

No período, 16 estados apresentaram aumento do número de beneficiários nos planos médico-hospitalares: Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins. Paraná foi o que teve maior crescimento – mais de 50 mil beneficiários. A taxa de cobertura nacional ficou em 24,44%.

 

Planos odontológicos continuam ganhando espaço no mercado

Os planos odontológicos continuam com resultados positivos em 2018. Em janeiro foram registrados 23,06 milhões de beneficiários, 49,1 mil a mais que dezembro. No comparativo com o mesmo período do ano passado, foram 1,4 milhão a mais.

Já comentamos aqui sobre a tendência de crescimento em 2017 e ela se mantém em 2018. Existem vários fatores que impulsionam as vendas, entre eles o baixo custo do benefício quando comparado ao plano médico, o modelo de contratação na opção de livre adesão, que reduz o custo para as empresas, a valorização dada ao benefício pelos colaboradores e o espaço que existe no mercado, já que pouco mais que 11,89% da população tem acesso a ele atualmente.

A ANS publica os números atualizados mensalmente no seu portal na Sala de situação. Também são publicadas informações sobre operadoras ativas no mercado, receitas e despesas assistenciais, entre outras. Os dados podem sofrer pequenas alterações devido às revisões realizadas pelas operadoras.

X