RISCO À SAÚDE | 10.FEVEREIRO.2020

Alerta! Casos de dengue no Brasil voltam a crescer

Enquanto todos os olhares estão focados para os riscos do novo coronavírus, o Ministério da Saúde chamou a atenção para uma doença já bastante conhecida pelos brasileiros: a dengue voltou a crescer no país e soma mais de 30 mil casos neste ano. O relatório considerou as informações coletadas até a terceira semana de 2020.

Ao todo, foram confirmadas 5 mortes por dengue e 27 óbitos permanecem em investigação. O boletim do ministério, com informações até 18 de janeiro, aponta São Paulo e Paraná como os estados que lideram em número absoluto de casos.

Segundo especialistas, embora 2019 tenha sido um dos líderes em registros – foram 1,5 milhão de casos prováveis -, o auge da doença é esperado para este ano. A infestação de Aedes tem aumentado e, por causa da mudança no sorotipo do vírus predominantemente em circulação, que passou a ser o tipo 2, temos uma população mais suscetível.

O vírus da dengue possui quatro sorotipos, portanto, uma pessoa pode adquirir a doença quatro vezes. O sorotipo 2 não é mais grave do que os outros, mas em uma pessoa que já contraiu dengue anteriormente pode ter uma resposta inflamatória intensa e sintomas acentuados, aumentando significativamente o risco de hemorragia.

Além da dengue, o Ministério da Saúde também apontou 959 casos de chikungunya e 85 notificações de zika, outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Faça o download gratuito da nossa cartilha abaixo e saiba mais sobre essas doenças e como se prevenir!

 


X