DESENVOLVIMENTO INFANTIL | 02.MAIO.2018

Conheça os benefícios da puericultura

Já ouviu falar em puericultura? Se não faz ideia do que significa, acredite: apesar do nome pouco usual, é bem possível que você ou seus filhos já usufruíram dela. A puericultura nada mais é do que a área da pediatria que acompanha o crescimento, o desenvolvimento físico e motor, a linguagem, a afetividade e a aprendizagem cognitiva da criança desde seu nascimento.

O papel da puericultura, aliás, não se resume apenas a observar cada um desses aspectos – o pediatra também deve avaliar como a criança se utiliza deles para se relacionar com as pessoas à sua volta. Assim é possível detectar precocemente distúrbios psicomotores, nutricionais ou de crescimento, por exemplo, antes que eles cheguem a causar prejuízos irreversíveis.

É recomendado aderir à puericultura antes mesmo do parto da criança, escolhendo um pediatra para acompanha-la nas consultas que virão. Elas ocorrem, geralmente:


Este cronograma é o previsto para crianças que não tenham nenhum agravo, seja este físico, psíquico, alimentar, ou de qualquer outra natureza. Em casos onde há qualquer alteração, doença ou situação em que a criança precise ser mais avaliada ou supervisionada, o pediatra pode precisar agendar consultas e/ou retornos mais próximos ou frequentes.

Também vale lembrar que, em todas as intercorrências de sinais e sintomas relacionadas com adoecimento, o pediatra que acompanha a criança deve ser acionado para orientação e condução do caso.

Quer ler mais notícias como essa? Clique aqui e navegue pelo Portal RH It’sSeg. Siga-nos também no Facebook e no Linkedin.

X