Surtos de toxoplasmose preocupam paulistanos
Recentes casos de toxoplasmose têm causado preocupação entre os paulistanos. A cidade de São Paulo registrou, recentemente, três surtos desde o mês de março, segundo uma avaliação preliminar da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) envolvendo clientes de bares, restaurantes e buffets de diferentes regiões da cidade.
A toxoplasmose é uma doença infecciosa, não contagiosa e adquirida, na maior parte dos casos, por via oral. A pessoa é infectada quando, por exemplo, ingere carnes cruas ou malpassadas que estejam infectadas pelo protozoário Toxoplasma Gondii – encontrado nas fezes de gatos e outros felinos e que pode se hospedar em humanos e outros animais.
O consumo de água, frutas e verduras que estejam infectadas pelo protozoário também pode causar toxoplasmose, bem como a manipulação desses alimentos ou utensílios de cozinha também contaminados.
Sintomas da toxoplasmose
- Febre;
- Dores de cabeça e pelo corpo;
- Fadiga;
- Manchas pelo corpo;
- Coriza;
- Confusão mental;
- Convulsões;
- Falta de coordenação.
Tratamento da toxoplasmose
A toxoplasmose normalmente evolui sem sequelas em pessoas com boa imunidade e, neste caso, não se recomenda tratamento específico – apenas o combate aos sintomas. Já quem tem a imunidade comprometida ou já desenvolveu complicações da doença (cegueira, diminuição auditiva) é encaminhado para acompanhamento médico especializado.
https://segurosinteligentes.com.br/oldrh/_old/planos-de-saude-e-covid-19/
Quer ler mais notícias como essa? Clique aqui e navegue pelo Portal RH It’sSeg. Siga-nos também no Facebook e no Linkedin.