CARREIRA | 09.FEVEREIRO.2023
Profissionais do futuro: Quem são e quais as principais características
Com as transformações do mercado, principalmente devido ao avanço da tecnologia, é natural que o perfil dos colaboradores também passe por mudanças. Por isso, cada vez mais recrutadores têm voltado os olhares para os profissionais do futuro.
Quem são os “profissionais do futuro”?
O termo surgiu como uma forma de identificar os trabalhadores que possuem um conjunto de características comportamentais em comum. Embora qualquer profissional possa fazer parte deste grupo, a maioria dessas pessoas está na Geração Z (nascidos entre 1995 e 2010).
Em outras palavras, boa parte dessa população está entrando no mercado de trabalho agora. Sendo assim, mais do que sua mão de obra, esses indivíduos trazem um novo olhar a respeito de determinados assuntos.
Principais características do profissional do futuro
O relatório Future Workforce Study lançado pela Adobe no início deste ano ajuda a entender quais traços podem definir esses profissionais. O levantamento aponta também algumas curiosidades sobre como os trabalhadores enxergam as empresas atualmente.
Visão estratégica
O mercado do futuro vai exigir que as pessoas tenham uma visão ainda mais detalhada do segmento em que atuam. Aquelas que se mantêm atualizadas com as mudanças econômicas e sociais e são antenadas com a realidade do ambiente empresarial, se destacam diante das que esperam a orientação de um superior.
Pensamento a longo prazo
A pesquisa da Adobe descobriu também que apenas 16% dos entrevistados aceitariam um emprego em uma startup ou em uma empresa de pequeno porte. Em contrapartida, 52% afirmaram que querem seguir carreira em empresas grandes e estabelecidas.
“A geração Z acredita que essas empresas têm maiores chances de resistir a quaisquer crises econômicas que o futuro possa trazer”, destaca o informativo.
Flexibilidade
Cada vez mais profissionais estão aptos a lidar tanto com as novas ferramentas de trabalho quanto com as diferentes visões. Dessa forma, os trabalhadores conseguem sair da sua zone de conforto ao traçar caminhos para solucionar possíveis problemas do dia a dia.
Além disso, a ideia de passar 10 ou 20 anos na mesma empresa tem desaparecido. Segundo estudos recentes, as pessoas estão mais interessadas em atuar em diferentes áreas, do que passar longos períodos na mesma caixinha. Ou seja, o profissional do futuro está mais flexível e aberto a diferentes desafios.
Sustentabilidade
A pauta ambiental também tem ganhado espaço. Por isso, os funcionários estão mais atentos sobre como as empresas em que trabalham se posicionam diante deste assunto. Ou seja, as organizações precisam compreender que existem maneiras de gerar lucro por meio de processos sustentáveis.
Transparência
Segundo o levantamento, os profissionais desejam transparência salarial desde o início do processo seletivo. Cerca de 85% dos entrevistados se declararam pouco propensos a se candidatar a um cargo se a faixa salarial não for divulgada logo na oferta de emprego.
“Os colaboradores não querem perder tempo passando por longos processos seletivos apenas para se decepcionar com o salário no final”.
Qualquer trabalhador pode ser um profissional do futuro?
Sim, é possível. Independentemente do segmento ou geração, todos podem desenvolver as características de um profissional do futuro. Além dos traços que apresentamos aqui, esses colaboradores costumam ser criativos, comunicativos, apresentar grande conhecimento em tecnologia, ter inteligência emocional, entre outros fatores que podem ser trabalhados.
É importante ter conhecimento de que o mercado está passando por constantes mudanças. Por isso, empresas e funcionários precisam estar atentos a essas transformações.
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