NOVAS REGRAS | 29.MAIO.2019

Portabilidade de carência chega aos planos empresariais

A partir do mês de junho, usuários de planos de saúde empresariais também poderão fazer a portabilidade da carência dos seus contratos. Em dezembro do ano passado, a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) publicou uma normativa sobre o tema – entre as novas regras está a extensão do direito aos beneficiários dos planos coletivos empresariais e a retirada da exigência da chamada “janela” (prazo para exercer a troca de plano).

A normativa da ANS também exclui a exigência de compatibilidade de cobertura entre planos. Neste caso, o consumidor cumpre carência apenas para as coberturas extras.

Para a ANS, essas mudanças trazem mais dinâmica para o setor, já que os planos empresariais representam quase 70% do mercado, e incentivam a concorrência entre as operadoras.

Para realizar a portabilidade de carências, o beneficiário deve consultar os planos compatíveis com o atual. As novas regras deixam de exigir – a partir de agora – a compatibilidade de cobertura, mas mantêm a exigência de compatibilidade de preço para a maior parte dos casos.

Quer ler mais notícias como essa? Clique aqui e navegue pelo Portal RH It’sSeg. Siga-nos também no Facebook e no Linkedin.