BOAS PRÁTICAS | 20.DEZEMBRO.2018
Operadoras são incentivadas a promover atenção básica
A Agência Nacional de Saúde (ANS) quer que as operadoras de planos de saúde desenvolvam um cuidado cada vez mais qualificado aos seus beneficiários. Para isso, o órgão lançou recentemente o Programa de Certificação de Boas Práticas em Atenção à Saúde.
A ideia é incentivar as operadoras de planos de saúde a implantarem redes de atenção ou linhas de cuidado em atenção primária certificadas por entidades acreditadoras reconhecidas pela ANS. Quem cumprir os requisitos pré-estabelecidos receberá a certificação para integrar o programa, cuja inscrição é voluntária – outra forma de adesão é por meio de projetos-piloto que se enquadrem nessa finalidade.
Com este programa, a ANS espera ver uma melhora do acesso à rede prestadora, da qualidade da atenção à saúde e da experiência do beneficiário que, na prática, ganhará com:
– Ampliação do acesso a médicos generalistas na rede de cuidados primários da saúde suplementar
– Ampliação do número de médicos generalistas por beneficiários
– Vinculação de pacientes com doenças crônicas complexas a coordenadores do cuidado
– Redução de idas desnecessárias a unidades de urgência e emergência
– Redução de internações por condições sensíveis à atenção primária
– Ampliação da proporção de pessoas que faz uso regular de um mesmo serviço de saúde
Serão três níveis de certificação que serão concedidos às operadoras:
– Nível I (Certificação Plena em Atenção Primária à Saúde – voltado para toda a carteira da operadora de plano de saúde, independente de faixa etária ou condição clínica)
– Nível II (Certificação Intermediária em Atenção Primária à Saúde – voltado para adultos, idosos, crianças e gestantes, incluindo parto e puerpério)
– Nível III (Certificação Básica em Atenção Primária à Saúde – voltado para adultos e idosos)
Quer ler mais notícias como essa? Clique aqui e navegue pelo Portal RH It’sSeg. Siga-nos também no Facebook e no Linkedin.