LIDERANÇA | 16.NOVEMBRO.2022
Por que os líderes devem se posicionar nas redes sociais?
Hoje em dia, além de guiar a equipe e buscar as melhores práticas para o sucesso dos negócios, um bom líder precisa ter uma boa comunicação nas redes sociais.
É o que mostra o levantamento feito pela agência InPress Porter Novelli, entre julho e agosto de 2022, em parceria com o IBPAD (Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise). O estudo observou que 67% dos entrevistados gostariam de receber comunicações de suas lideranças pelas redes sociais.
A pesquisa também apontou um crescimento no interesse dos colaboradores em saber o que seus líderes pensam sobre determinados assuntos. Além dos temas relacionados ao ambiente de trabalho, outras pautas apareceram no ranking:
- Diversidade e inclusão;
- Economia;
- Processos seletivos e movimentações da empresa;
- Política;
- Dia a dia das lideranças.
Por que os colaboradores querem saber o que os gestores pensam?
A pandemia pode ter contribuído para o aumento deste índice, como explica Roberta Machado, CEO da InPress Porter Novelli, em entrevista ao Valor Econômico:
“Desde que o isolamento mudou os estilos de vida e as relações profissionais, sabíamos que o papel dos gestores também seria diferente. Se antes eles eram responsáveis por decisões ligadas a negócios, agora são requisitados para estarem mais próximos de seus públicos”.
Informações sobre a companhia sempre foram assuntos de interesse dos colaboradores. No entanto, cada vez mais esses profissionais priorizam trabalhos com valores alinhados aos seus — o que justifica o aparecimento de alguns temas no ranking, como diversidade e inclusão com 39% das respostas; e política com 17%.
De que forma os líderes podem se posicionar nas redes sociais?
Cuidado com os seus compartilhamentos
Compartilhar artigos, reportagens, dicas é uma ótima tática de comunicação, mas tenha cautela. Procure divulgar aquilo que é relevante para sua empresa e imagem profissional.
Você pode selecionar conteúdos que condizem com a cultura, visão e os valores do local em que trabalha; e evite compartilhar polêmicas que possam gerar um debate não produtivo.
Acompanhe as redes sociais dos colaboradores
É importante ouvir questionamentos e ideias de sua equipe. Saber o que eles têm a dizer nas redes sociais é tão relevante quanto criar seu próprio conteúdo.
Muitas vezes, os funcionários se sentem mais abertos para falar sobre determinados assuntos quando estão em suas mídias, leve isso em consideração.
Tenha perfis em redes sociais diferentes
Cada rede social possui uma funcionalidade, pense nisso ao criar seus perfis. A ideia é usar ferramentas diferentes para equilibrar sua vida pessoal e profissional.
Enquanto em uma rede será possível se conectar com profissionais cujos interesses são comuns aos seus e trocar informações sobre seu nicho, na outra você terá mais liberdade para compartilhar seu dia a dia fora do trabalho.
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