MEDICAMENTOS | 08.ABRIL.2019
Genérico, Similar ou Referência: saiba a diferença entre remédios
Há uma semana, o governo federal autorizou um reajuste de até 4,33% no preço dos medicamentos no país, conforme publicação no Diário Oficial da União. O índice, estabelecido pela CMED (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos), se deu acima da inflação de 3,75% registrada em 2018.
Falando em medicamentos, está aí uma oportunidade para esclarecermos algumas dúvidas que, vez ou outra, surgem sobre eles. Principalmente quando estamos diante do balcão pensando em qual tipo comprar: genérico, similar ou de referência.
Medicamento de Referência: são inovadores, fabricados de forma exclusiva e por determinado tempo. Tem marca comercial conhecida e, quando o prazo de exclusividade acaba, a concorrência é aberta aos similares.
Medicamento Similar: com nomes e marcas diferentes do original, os similares são mais baratos e têm o mesmo princípio ativo e as mesmas indicações e modos de uso.
Medicamento Genérico: não possui nome comercial, mas sim o mesmo princípio ativo do medicamento de referência, além de ser administrado da mesma forma. Deve ser apresentado com a letra “G” em uma tarja amarela.
É importante ressaltar que os três tipos de medicamento causam os mesmos efeitos no organismo e podem ser adquiridos com uma única receita. A diferença entre eles se resume mesmo ao valor cobrado por cada um no balcão da farmácia.
Atenção às ofertas de desconto
Independente do reajuste, a dica é ficar de olho nas diferentes opções de descontos para compra de medicamentos. O seu plano de saúde, inclusive, pode te ajudar nisso: há operadoras que concedem até 85% de desconto para os seus beneficiários. Portanto, vale a pena consultar o seu plano para saber qual facilidade ele pode lhe oferecer.
Quer ler mais notícias como essa? Clique aqui e navegue pelo Portal RH It’sSeg. Siga-nos também no Facebook e no Linkedin.