CRESCIMENTO DO MERCADO | 19.OUTUBRO.2016

Crescem as expectativas para o mercado de seguros

No último mês, o Índice de Confiança no Setor de Seguros (ICSS) subiu pelo sétimo mês consecutivo, atingindo o valor de 117,4 do indicador, com alta de 69% desde janeiro deste ano.

O indicador, desenvolvido pela Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Resseguros, de Capitalização, de Previdência Privada, das Empresas Corretoras de Seguros e de Resseguro (Fenacor), é resultado de três variáveis: Índice de Confiança e Expectativas das Seguradoras (ICES), Índice de Confiança e Expectativas das Resseguradoras (ICER) e Índice de Confiança das Grandes Corretoras (ICGC).

As variáveis são obtidas por meio de entrevista com cerca de 100 empresas do setor sobre as perspectivas para os próximos seis meses sobre economia brasileira, faturamento e rentabilidade do mercado.

E é nesse ritmo que, pela primeira vez, o setor de seguros caminha rumo à marca de R$ 1 trilhão de ativos até o final de 2016, segundo a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg). Esses recursos elevam a liquidez das atividades do mercado e alavancam os investimentos.

Ao aplicarem as chamadas reservas técnicas, os recursos acumulados para fazer frente às futuras indenizações, as seguradoras são consideradas investimentos institucionais. Quanto maior o número de ativos protegidos, menor a perda a ser reposta. Prova disso é que, na contramão dos outros setores, a perspectiva de crescimento para o mercado de seguros é de 10% em 2016, um número que aumenta as expectativas positivas para o próximo ano.