SAÚDE NAS EMPRESAS | 26.MAIO.2020
Como orientar funcionários durante surtos e epidemias
Nos últimos meses, vimos os acontecimentos se desenrolarem numa velocidade assustadora e a pandemia se tornar o assunto mais comentado no mundo. O Recursos Humanos ganhou novas demandas, normas das empresas tiveram que ser reavaliadas e a transformação digital precisou acontecer em poucos dias, ficando claro a relevância de uma equipe bem preparada para tomar decisões rápidas.
A prioridade agora é garantir a sustentabilidade dos negócios pós-crise e, para isso, será fundamental o comprometimento dos colaboradores. Mais do que nunca, é necessário desenvolver ações de incentivo e engajamento para que os funcionários sejam capazes de responder às necessidades e expectativas do público externo.
Nesse sentido, as medidas de prevenção e promoção de saúde são estratégicas para os negócios. O bem-estar dos colaboradores está sendo discutido pelas lideranças e, daqui para frente, deve alcançar as reuniões do conselho.
A ênfase deve estar sempre em conter a doença propriamente dita. Por isso, selecionamos algumas lições que aprendemos sobre como orientar os colaboradores durante uma epidemia, que poderão guiar sua empresa na criação de um plano de emergência para crises futuras.
- Seja uma pandemia ou um surto em sua região, estabeleça um canal direto de comunicação entre líderes e liderados. Os funcionários provavelmente serão expostos a notícias conflitantes e ficarão ansiosos ou confusos em relação à melhor atitude a ser tomada. As informações devem ser claras sobre o momento atual e comunicadas dentro de um contexto, para que o colaborador possa ter autonomia para tomar iniciativas em situações inesperadas, como férias em um lugar restringido ou como lidar com fornecedores.
- As pessoas estão pensando mais em qualidade de vida. Além das recomendações oficiais para prevenção, utilize esse momento como oportunidade para promover ações de bem-estar relacionadas ao momento: webinários sobre saúde mental, dicas de ergonomia para o home office, cartilhas de nutrição e informativos de saúde. Na It’sSeg, após o anúncio de pandemia pela Organização Mundial da Saúde, elaboramos uma série de 10 conteúdos que chamamos de Especial Quarentena, onde abordamos semanalmente assuntos relativos à saúde no período de isolamento social. Confira aqui a página especial sobre a Covid-19 no Portal RH.
- Em problemas de saúde pública, avalie o risco direto para os colaboradores, quais as diretrizes do Ministério da Saúde e medidas preventivas; entenda como a rotina de trabalho e a qualidade de vida serão impactadas. O home office, por exemplo, pode não ser possível para alguns setores da empresa, mas outras medidas de prevenção devem ser avaliadas para oferecer segurança e proteção a toda equipe. Utilize a comunicação interna para reforçar as recomendações e criar um clima organizacional mais harmônico. Em caso de contaminação interna, conte com a assessoria da área de Gestão de Saúde para orientar a conduta que deverá ser seguida pela empresa, acompanhar os casos da doença em colaboradores, esclarecer dúvidas e acolher os pacientes.
Toda epidemia é única e imprevisível, e as informações serão obtidas progressivamente. A eficácia da sua atuação em orientar e conduzir os funcionários está diretamente ligada ao seu planejamento de gestão de risco, ao conhecimento que você tem sobre a sua população e o que você fará com ele.
Se você questionar a força da sua estratégia de Gestão da Saúde, fale com um dos nossos consultores. Vamos analisar e refletir juntos como podemos trazer uma contribuição real para os seus negócios e para as pessoas.
Acompanhe a It’sSeg no LinkedIn e fique por dentro de todas as publicações do Portal RH!