GESTÃO DE PESSOAS | 25.JUNHO.2020
Como manter sua equipe motivada, em casa
Garantir as ferramentas necessárias, definir processos e criar um ambiente de trabalho eficaz são os primeiros passos para transferir uma equipe para o trabalho remoto. Superado esse desafio, a próxima pergunta que os líderes devem se fazer é: como motivar as pessoas que trabalham em casa?
Essa questão é especialmente importante em períodos de crise, como a pandemia de covid-19. Funcionários motivados, além de mais produtivos e criativos, conseguem se adaptar melhor para resolver problemas maiores (e mais novos) que os negócios podem enfrentar.
Para descobrir o que motiva as pessoas no trabalho e o quanto o home office faz parte dessa equação, os consultores Lindsay McGregor e Neel Doshi realizaram uma pesquisa com 20 mil trabalhadores e mais de 50 empresas em todo o mundo. O estudo foi finalizado após cinco anos e virou best-seller, o livro Primed to Perform (Preparado para o desempenho, em tradução livre).
O que motiva (ou não) as pessoas no trabalho
O estudo descobriu que trabalhar remotamente era menos motivador do que trabalhar no escritório. Pior, quando os funcionários não tinham escolha de onde trabalhavam, se sentiam ainda menos motivados.
A análise também identificou três fatores que reduzem a motivação: pressão emocional e pressão econômica, que provavelmente estão aumentando à medida que cresce a preocupação com os efeitos da crise. E inércia, quando nos sentimos estagnados ou sem iniciativa no trabalho.
Por outro lado, foram observados três motivos que incentivam a equipe. Mas todos eles correm o risco de desaparecer em situações como a atual, se os líderes não estiverem atentos:
- Senso de brincadeira: seu trabalho gera novos aprendizados, experimentação e curiosidade. Essa sensação tende a ser menor quando é mais difícil fazer as atividades em casa.
- Propósito: você valoriza o resultado do seu trabalho e como ele repercute na sua equipe, empresa e clientes. O propósito pode diminuir conforme a visibilidade e seu impacto nas relações com clientes e colegas se torna menor.
- Potencial: enxergamos o trabalho como um passo para alcançar outros objetivos. Também pode diminuir se as pessoas passarem a interagir menos com os colegas que as ensinam e as desenvolvem.
O que os líderes podem fazer
Para Lindsay e Neel, a chave é não tornar o trabalho um conjunto de processos, regras e procedimentos estritos. “Embora algum limite e diretrizes ajude as pessoas a se moverem rapidamente, muitos criam uma espiral viciosa de desmotivação. Nesses casos, elas tendem a parar de resolver problemas e pensar criativamente. Em vez disso, fazem o mínimo necessário.”
Em outras palavras, é preciso tornar o trabalho envolvente. O estudo revelou que dar aos funcionários a liberdade de experimentar e resolver problemas significativos leva a uma maior motivação, independentemente de onde eles estiverem trabalhando.
Os problemas não serão os mesmos para todas as equipes, por isso, é preciso descobrir como identificá-los. Este é o seu momento para ouvir e criar um ambiente seguro no qual todos possam conversar. Você pode coordenar reuniões de pequenos grupos, nas quais os funcionários colaborem entre si e encontrem soluções juntos, além de conversar individualmente com eles.
Lindsay e Neel ainda lembram que como líder, você deve seguir o exemplo. “Pergunte às pessoas como elas estão se sentindo, quais desafios enfrentaram e quais superaram. O trabalho pode proporcionar um impulso muito necessário para suas equipes, mesmo quando há pouca escolha envolvida sobre o local de trabalho”.
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