ESPECIAL QUARENTENA | 23.MARÇO.2020
Como fazer um home office produtivo
A preocupação frente à pandemia de coronavírus (Covid-19) tem levado empresas de todo o mundo a aderir ao home office. Para muitos, essa maneira de trabalhar é nova e surge como um desafio. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas de organização, bem-estar, segurança e comunicação para se manter produtivo enquanto trabalha em casa.
Mantenha-se motivado no home office
- Manter a rotina é muito importante. Para despertar o corpo e começar o dia, acorde no mesmo horário de sempre, arrume sua cama, tome café da manhã e troque de roupa como se estivesse trabalhando fora.
- Estabeleça o horário de almoço, tomando cuidado com refeições e lanches pesados que podem provocar sono e lentidão.
- Faça pausas para beber água e se alongar um pouco, assim a mente continua funcionando e você exercita o corpo.
- Defina seu horário de trabalho para não cometer excessos, e converse com as pessoas que moram com você para conter as distrações.
- Para manter seu cérebro motivado, evite se dedicar a atividades que não estão relacionadas à sua rotina de trabalho, como limpar a casa.
O local de trabalho em casa
- Escolha um espaço confortável, organizado e bem iluminado que ajude o seu cérebro a entender que você está trabalhando.
- Se possível, siga as regras de ergonomia para não sofrer lesões e dores musculares, como ter uma cadeira e mesa adequadas, apoio para os pés, etc.
- Utilize apenas conexões seguras, como as VPNs, para não ser surpreendido por um ataque cibernético. Além disso, contenha o acesso a sites e links de lazer que podem comprometer os dispositivos e informações da empresa.
Comunicação no trabalho remoto
- Mantenha a comunicação diária. Falar com seus colegas mesmo no trabalho remoto ajuda a manter o bom relacionamento e o fluxo de colaboração.
- Faça check-ins regulares com seu gestor e defina sua agenda, alinhando a melhor maneira de organizar prazos e outras atividades.
- Utilize as ferramentas digitais a seu favor. Para uma pergunta simples ou atualização rápida, WhatsApp ou Slack são boas alternativas; Já Google Hangouts e Skype são ótimas opções para reuniões ou falar com clientes.
- Se comunicar por texto pode levar a interpretações erradas, por isso, releia o que escreveu antes de enviar e se disponibilize para explicar novamente caso a pessoa ache necessário.
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