SAÚDE MENTAL | 04.DEZEMBRO.19
Biofeedback: um aliado na promoção de saúde mental nas empresas
Biofeedback é um método utilizado para a promoção de saúde mental. Em ambientes empresariais, ele contribui para o gerenciamento do estresse, ansiedade, auxilia na prevenção doenças e, consequentemente, na melhora da qualidade de vida dos colaboradores.
Hoje, sabemos que problemas ligados a saúde mental são um dos principais indicadores associados ao afastamento e absenteísmo nas empresas – dados no Ministério da Previdência Social mostram que, nos últimos dez anos, a concessão de auxílio-doença em decorrência deste grupo de CID aumentou quase 20 vezes.
A técnica terapêutica ajuda o paciente a perceber a relação entre seus pensamentos e alguns sinais fisiológicos (batimentos cardíacos, frequência respiratória, pressão arterial, tensão muscular, entre outros) e ensina como controlar as reações físicas e mentais para um funcionamento mais saudável.
Como é feito o treinamento de biofeedback
O biofeedback consiste, basicamente, em trabalhar a concentração. Com a ajuda de sensores eletrônicos e o auxílio de um especialista, o paciente acompanha as respostas do sistema nervoso à determinadas situações pela tela do computador.
Na It’sSeg utilizamos o método de coerência cardíaca, que consiste no monitoramento da frequência dos batimentos do coração para auxiliar no controle da ansiedade, do estresse e também da depressão. Durante o monitoramento são realizados treinamentos de respiração e relaxamento, onde o paciente aprende a ter maior controle sobre seu comportamento.
A primeira sessão costuma ser mais longa para entender o perfil e as necessidades do colaborador, além de identificar seu nível de estresse/ansiedade. Ao final do último encontro é feito um novo mapeamento para verificar a evolução do tratamento.
Como o biofeedback auxilia na saúde mental?
As doenças crônicas relacionadas a fatores psicossomáticos são responsáveis por 75% dos gastos globais com assistência médica, de acordo com o Fórum Econômico Mundial. E até 2020, depressão será a doença mais incapacitante do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Diante deste cenário, promover a saúde mental se tornou primordial.
Pesquisadores acreditam que ao tornar situações subjetivas (pensamentos) em eventos objetivos (reações fisiológicas), o biofeedback possibilita que o paciente fique atento aos sintomas que o afetam e seja capaz de influenciar seu corpo a agir melhor. Além da gestão do estresse e controle da ansiedade e depressão, o método pode ser aplicado para quadros de exaustão, insônia e tensão física.
Quer saber mais sobre promoção de saúde nas empresas? Inscreva-se na nossa newsletter e nos siga nas redes sociais para não perder nenhuma novidade da It’sSeg!