AVALIAÇÃO DO ATENDIMENTO | 21.JULHO.2016
ANS divulga relatório estatístico e analítico 2015
O Relatório Estatístico e Analítico do Atendimento das Ouvidorias das operadoras de planos de saúde foi divulgado na última semana pela Ouvidoria da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O estudo, obrigatório desde a Resolução Normativa nº323/2013, tem como ano base 2015 e apresenta os principais assuntos reclamados pelos beneficiários.
Do total de 1.111 ouvidorias de operadoras, 744 tiveram relato de recebimento de manifestações de janeiro a dezembro do último ano. São 508.141 manifestações de seus 66.7 milhões de beneficiários, resultando em uma Taxa de Demandas de Ouvidoria (TDO) de 7,6, ou seja, 7,6 demandas para cada grupo de 1.000 clientes.
Do total de reclamações recebidas pelas ouvidorias, 39% foram relacionadas à rede credenciada, 25% à cobertura assistencial, 14% às questões administrativas, 13% a assuntos financeiros e 9% ao Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC). Os principais reclamantes são beneficiários de planos do tipo Coletivo Empresarial (36%), Individual ou Familiar (31%) e Coletivo por Adesão (29%).
Confira o Relatório completo aqui.