IMUNIDADE | 29.ABRIL.2020

Seis dicas sobre alimentação e imunidade

A relação entre alimentação e imunidade é comprovada. Mas para que esse relacionamento seja saudável é preciso levar em conta o valor nutricional dos alimentos, a combinação e preparação deles, além do modo de comer. O que você come, influencia na sua saúde, podendo diminuir suas chances de ficar doente ou ajudá-lo a se recuperar mais rápido.

Por essa razão, alimentação é um assunto fundamental quando falamos sobre prevenção de doenças e fortalecimento do sistema imunológico – e não apenas durante pandemias. Paula Simões, nutricionista da It’sSeg, listou seis dicas sobre alimentação e imunidade. Confira a seguir!

 

Dicas para uma alimentação que aumente sua imunidade

Durante pandemias e surtos de doenças, dietas restritivas não são uma boa opção. Priorize alimentos in natura e minimamente processados, a tal da “comida de verdade”, seja ela de origem vegetal ou de origem animal. E, claro, beba bastante água.

Escolha alimentos ricos em antioxidantes, como: folhas verde-escuras, chás, castanha-do-pará, frutas ricas em vitamina C (laranja, acerola, mexerica, limão, manga, mamão) e, também, os flavonoides das uvas e frutas vermelhas em geral.

Outro importante aliado são os cereais integrais, fontes de fibras, nutrientes, vitaminas e minerais (aveia, linhaça, quinoa, arroz integral) e, também, leguminosas como feijão, grão-de-bico e lentilha.

Alimentos probióticos como iogurte natural, kefir e queijos também trazem muitos benefícios para a saúde. Eles ajudam nas funções da microbiota intestinal e reforçam nossa imunidade.

Em contrapartida, evite alimentos industrializados e ultra processados, ricos em gordura, açúcares e sódio (bolachas, salgadinhos, salame, mortadela, refrigerantes, etc). Eles favorecem o desenvolvimento de doenças do coração, diabetes e vários tipos de câncer, além de aumentar o risco de deficiências nutricionais e queda da imunidade.

Lavar bem as mãos, higienizar utensílios e embalagens são primordiais para evitar o contágio e transmissão de doenças virais e bacterianas. Mesmo após o controle e fim da pandemia do coronavírus, mantenha esses hábitos.

Clique na imagem para acessar a cartilha Orientações Nutricionais – Coronavírus!

 

Acompanhe nossa página no LinkedIn e fique por dentro de novas publicações!