RESPONSABILIDADE CIVIL | 31.OUTUBRO.2019

Responsabilidade Civil: sua empresa está atenta?

Se nos Estados Unidos o Seguro de Responsabilidade Civil (RC) é utilizado com frequência, sendo rara a situação em que, existindo potencial de dano a terceiro, o profissional não seja segurado, no Brasil suas diversas modalidades ainda possuem muito espaço para crescimento.

Segundo Fernando Martinez, diretor de Ramos Elementares na It’sSeg, falta consciência sobre os impactos da responsabilidade civil nas empresas. “Mesmo havendo necessidade, muitas dispensam a contratação do seguro pela ausência de experiências negativas”, diz.

Mas a responsabilidade civil ultrapassa os riscos profissionais ou pessoais. Organizações de todos os setores estão expostas a ameaças que podem afetar seu patrimônio apenas pelo seu funcionamento e comercialização de produtos ou serviços, por isso é possível encontrar linhas diferentes do seguro RC, com coberturas para cada tipo de exposição.

Responsabilidade Civil Geral (RCG)

O seguro de Responsabilidade Civil Geral cobre a exposição que a empresa tem em casos de acidentes ocorridos dentro de suas dependências ou de produtos contaminados. Martinez explica que no RCG o clausulado, geralmente, é padrão: “o amparo, as negativas e exclusões são muito semelhantes e de comum acordo com o segurado, enquanto que os seguros Profissional e D&O são adaptados à realidade do que foi respondido em questionário”.

Responsabilidade Civil Profissional (E&O)

O seguro de Responsabilidade Civil Profissional é indicado a profissionais liberais, como médicos, engenheiros e advogados, e pessoas jurídicas. Sua cobertura garante o pagamento das despesas financeiras causadas por erros ou omissões – por isso é denominado, também, de E&O (Erros e Omissões).

Responsabilidade Civil D&O (Diretores e Administradores)

A sigla “D&O” vem do inglês e significa Diretores e Administradores (Directors and Officers). Sua apólice protege o patrimônio de diretores, alto executivos, conselheiros e gerentes de possíveis prejuízos gerados por decisões que causaram danos involuntários, contemplando a cobertura de custos de defesa e a indenização a ser paga no final.

Fernando enfatiza que por serem adaptáveis, a contratação dos seguros Profissional e D&O exige o entendimento da operação da empresa e a tradução das exclusões para aquele clausulado específico. “Desta forma podemos garantir que seja adquirida uma apólice que funcione, de fato, em caso de sinistro”, afirma.

Responsabilidade Civil Riscos Ambientais

O seguro RC de Riscos Ambientais cobre os danos pessoais ou materiais causados a terceiros em caso de poluição súbita, assim como os custos totais de eventuais processos na Justiça e despesas com análise, identificação e tratamento dos riscos ambientais. Essa modalidade inclui desde riscos a contaminação do solo até acidentes com veículos que transportam substâncias químicas.

“O nosso programa de seguros vai além de exemplificar riscos, trata-se da reavaliação da planta do negócio do segurado para mitigar as chances dessas possíveis falhas acontecerem. Além disso, temos uma agenda ativa com o cliente e analisamos regularmente a exposição da empresa para que, se necessário, seja feita a adaptação da apólice contratada. E quando há sinistro, atuamos diretamente com o departamento responsável na empresa para entender o que está sendo acionado e qual é a melhor forma para regularizar a situação”, conclui Martinez.

Vamos conversar? Envie sua mensagem e nossos consultores terão prazer em explicar detalhadamente as modalidades e os benefícios do Seguro de Responsabilidade Civil.