FIQUE ATENTO | 21.JUNHO.2018
Caro empreendedor: seguro não é despesa, é investimento
A regra é clara: qualquer empreendedor no Brasil tem a obrigação de contratar um seguro na hora de abrir seu negócio. Porém, acontece o contrário: 70% das pequenas e médias empresas não possuem nenhum tipo de cobertura, de acordo com o estudo elaborado pela consultoria PwC.
Como explicar essa negligência envolvendo cerca de 7 milhões de PMEs no país? A resposta pode estar no desejo de economia por parte dos empreendedores ou desinformação com relação aos seguros, seus custos e suas coberturas?
“O brasileiro é otimista por natureza, e esta crença é responsável por boa parte das decisões pela não contratação de um seguro”, resume Ana Paula Tsukimoto, gerente da área de Ramos Elementares e Automóveis da It’sSeg.
Como alerta Ana Paula, no Brasil, as pequenas e médias empresas costumam ver a contratação de seguros como uma despesa, e não como um investimento para proteção – o que é perigoso para a sustentabilidade do negócio. É muito comum esta visão mudar após a ocorrência de algum acidente não segurado, impactando diretamente no giro do negócio.
“A principal finalidade da contratação de seguro é proteger o capital investido e garantir seu restabelecimento caso ocorra um acidente. Muitas ocorrências acabam impactando e, em casos mais graves, até inviabilizando o restabelecimento do negócio”, afirma Ana Paula.
Não existe seguro caro, existe seguro mal dimensionado
Esse recado vai, principalmente, para os cerca de 7 milhões de pequenos empresários citados no início do texto. “É perfeitamente possível desenhar uma apólice que caiba no ‘bolso’ do segurado, quer seja pela contratação de uma apólice mais simples, que vise proteger apenas as perdas mais impactantes ao risco, quer seja pelo correto dimensionamento das franquias, que podem ser ajustadas ao nível que a empresa possa suportar, segurando apenas as perdas acima deste valor e que causariam grande impacto ao negócio”, diz Ana Paula.
As seguradoras, hoje, contam com diversos produtos voltados para essas pequenas e médias empresas, com coberturas específicas para cada tipo de risco. “As empresas, por sua vez, precisam conhecer quais são suas principais vulnerabilidades e se proteger através da contratação de uma apólice de seguros desenhada especificamente para seu risco. E não estamos falando apenas da proteção contra perdas materiais: muitas vezes as reclamações por Responsabilidade Civil impactam o negócio do segurado, e estas são intangíveis”.
A It’sSeg possui uma equipe técnica preparada para analisar cada risco, entender a expectativa do cliente e propor um seguro ajustado a estes fatores. “Muitas vezes o cliente é surpreendido pelo preço de um seguro por não ter uma assessoria que olhe seu risco de forma individual, tentando enquadrar o cliente ao produto e não o produto ao cliente. Nós, no entanto, prezamos pela qualidade e a satisfação deste cliente, fornecendo todos os esclarecimentos e informações relativas ao seu risco. No fim, deixamos que ele [cliente] analise e decida o que é melhor para o seu negócio”, encerra.
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