FUTURO PRÓXIMO | 22.SETEMBRO.2016

Impactos da tecnologia no mercado segurador

Se pararmos para analisar qualquer segmento do mercado poderíamos observar um fato comum a todos eles: a maioria, senão a totalidade de mudanças que ocorreram nos últimos anos tiveram como responsável a tecnologia. E isso não é diferente para o setor de seguros e saúde.

Diante desse cenário, a revista eletrônica Insurance Networking News publicou o artigo “13 Emerging Techs: How Insures are progressing”, onde levanta as tecnologias emergentes que podem impactar o mercado segurador e como isso acontecerá.

Entre as tecnologias que poderão impactar o mercado no curto e médio prazo podemos citar a internet das coisas (Internet of things – IoT), um movimento já conhecido e que deverá impulsionar o crescimento dos seguros de ramos elementares graças ao grande crescimento comercial decorrente dessa tendência.

O aumento do uso de dispositivos móveis vestíveis (wearable device), que está inserido no movimento IoT, a biotecnologia e o estudo de genomas serão de fundamental importância para monitoramento de pacientes crônicos e prevenção de doenças. Além disso, a Gamification e seus mecanismos lúdicos de instruir e educar, principalmente os adultos, poderão alterar a dinâmica da gestão da saúde suplementar criando uma consciência da responsabilidade das pessoas em relação à sua própria saúde.

Outra tecnologia que vem ganhando cada vez mais espaço são os drones, que hoje já são utilizados por cerca de 6% das seguradoras para busca e monitoramento. Carros autônomos deverão estar nas ruas em cinco anos, mudando nossa relação com o trânsito e também com os seguros para automóveis, já que esse tipo de veículo se mostra imensamente mais seguro em diversos aspectos até então incluídos na apólice.

A impressão 3D poderá ser utilizada para a reposição de bens e liquidação de sinistros, enquanto a robótica especializada poderá cuidar de processo de maior risco dentro do ramo segurador. E a gestão de risco deverá ser afetada cada vez mais pela realidade virtual que permite a simulação de inúmeras possibilidades.

Dessa forma, é inevitável aceitar que o futuro está sim cada vez mais próximo e mais presente em nossas vidas por meio da tecnologia, e para colher seus frutos, basta saber como aproveitá-la de forma inteligente.