SEUS DIREITOS | 18.JUNHO.2020
Covid-19: Quais exames são cobertos pelo plano de saúde?
Desde o estopim da pandemia no país, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) incluiu oito exames no rol de coberturas mínimas dos planos de saúde, para auxiliar no diagnóstico, detecção diferencial e tratamento da Covid-19. A cobertura é válida para os beneficiários das segmentações ambulatorial, hospitalar e referência.
De acordo com a ANS, a maioria dos testes incorporados já eram de cobertura obrigatória. Mas não estavam listados no Rol de Procedimentos ou, quando incluídos, não contemplavam casos suspeitos e prováveis da doença.
Exames com cobertura para o diagnóstico e tratamento do novo coronavírus:
- Dímero D (dosagem): Auxilia no diagnóstico da trombose venosa profunda e tem papel importante na avaliação dos pacientes com Covid-19.
- Procalcitonina (dosagem): Recomendado para investigações em pacientes graves de Covid-19. Auxilia na distinção entre quadros severos e mais brandos da doença.
- Pesquisa rápida e PCR em tempo real para Influenza A e B: Podem ser realizados em pacientes graves para diferenciar o diagnóstico entre Covid-19 e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS).
- Pesquisa rápida e PCR em tempo real para Vírus Sincicial Respiratório (VSR): Utilizado para identificar o vírus VSR em crianças com infecção viral grave respiratória.
- Pesquisa por RT-PCR: Desde o dia 13 de março, os planos de saúde são obrigados a cobrir o exame Pesquisa por RT-PCR. O teste é considerado padrão ouro para o diagnóstico da Covid-19, entenda como funciona.
ATUALIZAÇÃO 20.AGOSTO.2020 /
A partir do dia 14 de agosto, os Testes Sorológicos também passaram a integrar a lista de exames com cobertura obrigatória pelos planos de saúde. Mas com algumas restrições, saiba mais aqui.