BEM-ESTAR | 22.ABRIL.2020
À medida que os impactos da Covid-19 se espalham pelo mundo e tomam conta do noticiário, temos vivenciado momentos de incerteza e inquietação, que têm provocado uma onda de estresse e ansiedade. Como podemos mudar isso?
As crises são boas oportunidades para desenvolvermos a nossa capacidade de resiliência. Sempre que nos deparamos com um problema, algo que foge do nosso controle – como uma pandemia – testamos nosso potencial para buscar saídas e comportamentos para lidar melhor com a situação que se apresenta.
Entender que podemos crescer em tempos desafiadores é um bom neutralizador para pensamentos e reações negativas. Pessoas resilientes assimilam rapidamente experiências. Esse comportamento emocional ajuda a enfrentar situações de grande pressão, além de se tornar um aliado para a vivência das relações interpessoais.
Essa habilidade, porém, não é inerente ao ser humano. Mas pode ser cultivada e treinada. A seguir, três áreas vitais para desenvolvê-la:
Autoconhecimento
Ao mesmo tempo que estamos descobrindo como lidar com o desconhecido, nossa vida tem que continuar, ainda que seja com novas regras. O medo pode levar a reações exageradas, por isso, mais do que nunca, é preciso avaliar crenças e valores para se readaptar.
Autoconhecimento é a chave da inteligência emocional e uma das habilidades que traz resiliência. Procure entender quais são seus receios, angústias e qualidades. Ao tomar consciência a respeito de si, lidar com adversidades será mais simples e menos assustador.
Otimismo
É comprovado que quanto mais o cérebro recebe comandos positivos, mais positivo nos sentimos. Mas como ser otimista em uma crise? Faça um exercício de gratidão ao acordar, pense nas razões pelas quais você é grato e viva o presente. Também é hora de buscar boas notícias e levar força para as pessoas que você conhece.
Pessoas otimistas se saem melhor em situações desafiadoras, já que têm a capacidade de guiar a vida com mais alegria, esperança e sonhos. Sim, sonhos – lembre-se dos seus, mesmo (e principalmente) quando parecer que o futuro é incerto.
Alcance e mantenha pessoas
O clima de apreensão e a sensação de isolamento geralmente potencializam o mal estar psicológico, contribuindo para a criação de estigmas, julgamentos e pensamentos individualistas. Quanto mais nos relacionamos com as pessoas, conectando-se em fortes redes de apoio e proteção, mais resiliente nos tornamos.
Conexões significativas podem existir mesmo há dois metros de distância. Pergunte-se como as suas qualidades podem ajudar o dia de alguém a ser melhor; seja útil aos outros, virtualmente ou ao vivo. Essa simples pergunta irá te fazer enxergar novas possibilidades e oportunidades.
Artigo desenvolvido em parceria com o Instituto Cuidar, baseado na palestra “Viver resiliente em um mundo desafiador” da It’sSeg.
Acompanhe a gente no LinkedIn ou Facebook e fique por dentro de todas as novidades!