TECNOLOGIA | 02.FEVEREIRO.2023
Como a tecnologia pode ajudar o RH na promoção de saúde dos colaboradores?
Promover bem-estar para os colaboradores ainda é motivo de dúvidas em boa parte das empresas. Os desafios na hora de planejar campanhas de saúde e gerenciar o plano corporativo pode gerar gastos desnecessários no orçamento da gestão de pessoas.
É aí que entra a tecnologia. Hoje, existem plataformas capazes de reunir uma grande quantidade de dados e identificar padrões no uso dos planos de saúde. Dessa forma, é possível auxiliar o setor de Recursos Humanos na tomada de decisões, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos funcionários e manter as finanças da empresa saudáveis.
Inovação na gestão de Recursos Humanos
Quando falamos sobre bem-estar no trabalho, é importante levar em consideração uma série de fatores para propor soluções que realmente façam sentido. Você sabe, por exemplo, qual o maior motivo dos seus colaboradores acionarem o plano de saúde?
“A nossa ferramenta fornece informações por elegibilidade. Ao RH fornecemos as visões gerenciais e financeiras, que permitem identificar como os funcionários utilizam o plano”, pontua o superintendente médico da It’sSeg, Danilo Nakandakare, referindo-se ao Sistema Inteligente de Saúde, desenvolvido pela Oktuz.
Com a plataforma, o pessoal de Recursos Humanos também pode ter acesso a outros indicadores, entre eles, o percentual de beneficiários que utilizam o convênio da empresa; padrões de uso do plano; e grupos de risco para alto custo (pacientes crônicos, gestantes, hiperconsultadores, entre outros).
Como usar os indicadores para planejar ações internas mais efetivas?
O uso do Business Intelligence permite ao RH conhecer melhor a saúde da sua população. Com as informações em mãos, existe maior embasamento para promover ações de forma estratégica, de acordo com a necessidade de cada momento.
“Quando avaliamos os indicadores de um cliente da It’sSeg, comparamos com nossa carteira e, assim, verificamos os principais desvios, principalmente nos grupos de risco para alto custo. Desta forma, quando um programa é realizado, há maior possibilidade de resultados positivos”, assinala Danilo.
Aliado na prevenção de doenças
Para as organizações que oferecem assistência médica aos seus trabalhadores, a falta de prevenção e conscientização pode ter um impacto financeiro ainda maior, pois o uso inadequado do plano de saúde impacta diretamente o reajuste de mensalidade. Por isso, muitas companhias dedicam-se a promover ações para incentivar hábitos saudáveis.
Neste sentido, uma plataforma como o Sistema Inteligente possibilita identificar, por exemplo, tendências de comportamento e de uso do plano por pessoas que não realizaram exames preventivos. Dessa forma, o setor de Recursos Humanos tem a chance de reforçar as ações certas, no período adequado, para estimular a cultura do autocuidado na empresa.
O que o RH deve levar em conta ao começar a investir em gestão de saúde?
Danilo destaca que “para resultados relevantes nesta gestão, precisamos de 4 pilares de atuação”:
1. Ferramentas, ações, recursos e capital intelectual da consultoria de saúde;
2. Suporte das operadoras, com uma boa rede de atendimento;
3. Envolvimento do colaborador para alcançar um estilo de vida mais saudável;
4. Comprometimento da empresa com a cultura da saúde.
https://segurosinteligentes.com.br/oldrh/_old/tecnologia-e-gestao-de-saude/