LIDERANÇA | 16.JULHO.2020

Meu funcionário está com Covid-19. Como devo lidar?

Como líder, além de sustentar o plano de negócios nos últimos meses, dando suporte a sua equipe e continuidade as suas próprias tarefas no trabalho remoto (possivelmente ao lado da família), é provável que você teve ou terá que enfrentar outro teste: quando um dos seus funcionários diz que está com Covid-19.

Para a coach executiva Alisa Cohn, especializada em empresas da Fortune 500, o momento é particularmente complexo, pois não exige apenas sensibilidade e humanidade, mas também que o líder aja rapidamente. “Quando o funcionário der a notícia, expresse simpatia. Mesmo que os sintomas sejam leves, é provável que ele esteja preocupado com o que pode acontecer e se espalhou o vírus para alguém”, lembra.

Dê espaço para o funcionário compartilhar seus sentimentos

Ao conversar com o colaborador, expresse claramente que ele pode contar com você e sua equipe para passar por essa situação. No mínimo, será necessário perguntar se houve contato com outros colegas de trabalho. Não custa verificar, mesmo se todos estiverem no home office.

Você deverá alertar todos que estiveram próximos a pessoa infectada o mais rápido possível, reforçando o protocolo preventivo, e orientá-los a procurar auxílio médico. Mas atenção, a lei é clara sobre confidencialidade: a identidade do funcionário que está doente (e de qualquer pessoa do grupo de contato) não pode ser revelada.

Depois de conversar com o funcionário que deu positivo e com seus contatos próximos, considere alertar outras pessoas no local de trabalho. “A mensagem mostrará como sua empresa trata as pessoas, por isso é importante ser transparente e tranquilizador. Respeite a confidencialidade e simplesmente conte os fatos”, explica a profissional.

Segundo Alisa, os líderes seniores, incluindo o CEO, podem e devem intervir para que os funcionários afetados se sintam cuidados durante um período difícil. “Um diretor executivo ligou para todos os colaboradores que deram positivo e seus contatos íntimos, mesmo que não apresentassem sintomas, apenas para verificar a situação. Esse é um gesto apreciado universalmente. Mas claro, se os casos na empresa começarem a aumentar drasticamente, não será realista o CEO conversar com todas as pessoas”, pondera.

Minimize os riscos da Covid-19

Você precisa agir rapidamente para diminuir os riscos da doença se espalhar. Portanto, depois de receber a notícia, comunique o departamento de RH para que possam te orientar a respeito do protocolo que será adotado.

Todos os funcionários que tiveram contato próximo com a pessoa infectada, cerca de dois metros por mais de 15 minutos, devem ser direcionados para suas casas e se manterem isolados pelos próximos 14 dias ou de acordo com a orientação médica.

Os demais colaboradores devem ficar atentos aos sintomas e seguir as medidas de prevenção. Além disso, o local de trabalho deverá ser limpo e devidamente esterilizado.

Se a empresa tiver equipe médica monitorando os casos, eles poderão passar orientações e tirar eventuais dúvidas sobre a doença.

Por último, cuidado com as notícias falsas. Elas existem para confundir, então confie apenas em fontes oficiais, como o Ministério da Saúde. Nossas informações foram colhidas lá.

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