TECNOLOGIA | 26.FEVEREIRO.2019
Aplicativo estimula o cérebro e eleva o humor; conheça
Dependendo do conteúdo que somos expostos, o cérebro imediatamente reage de alguma forma que pode refletir no nosso humor, seja de maneira positiva ou negativa. Esse foi o gatilho para a criação do aplicativo “Moodrise” (uma fusão entre as palavras “humor” e “elevar”, respectivamente), desenvolvido pela empresa AeBeZe e lançado no início deste ano.
Pelo app, o usuário pode conferir fotos, vídeos, gráficos, sons, músicas e até obras de arte. São conteúdos selecionados previamente e que causam impacto positivo sobre a química do cérebro, aliviando assim a ansiedade e outras sensações relacionadas ao humor.
Funciona assim: o usuário abre o aplicativo e seleciona um “tratamento” específico para atingir diferentes estados de humor, tudo isso por meio de estímulos aos neurotransmissores associados a eles: felicidade (serotonina), confiança (dopamina), conexão [emocional] (oxitocina), energia (endorfina), calma (ácido gama-aminobutírico) e concentração (acetilcolina).
Feita a escolha, o “Moodrise” exibe uma série de conteúdos capazes de ativar o neurotransmissor em questão. Cada “tratamento” dura alguns dias, dependendo de como o conteúdo é consumido. No final, o usuário pode avaliar seu humor, permitindo que os dados coletados ao longo do tempo sejam acessados para analisar seu progresso.
O “Moodrise” foi idealizado por Michael Phillips Moskowitz, ex-curador-chefe global do eBay, e conta com a consultoria de médicos, desenvolvedores e pesquisadores das universidades de Stanford, Columbia, Harvard, Yale e Texas, todas dos Estados Unidos. Por enquanto, a versão disponível é gratuita para dispositivos iOs e Android, porém, restrita ao idioma inglês.
Quer ler mais notícias como essa? Clique aqui e navegue pelo Portal RH It’sSeg. Siga-nos também no Facebook e no Linkedin.