ATENÇÃO DOMICILIAR | 12.FEVEREIRO.2019

Home care: conheça as vantagens para o paciente

Já falamos aqui sobre o serviço de atenção domiciliar, popularmente conhecido como home care. É importante ressaltar, porém, as vantagens que esse tipo de tratamento traz para o paciente e também aos seus familiares.

No home care, o fato de o paciente ser reintegrado ao núcleo familiar e de apoio pode trazer uma grande melhora ao seu quadro de saúde. Além disso, ele passa a contar com uma assistência humanizada e integral, por meio de uma maior aproximação da equipe de saúde com a família que, por sua vez, não precisa mais conviver no ambiente hospitalar.

Quando falamos em equipe de saúde, são os profissionais (médicos, técnicos de enfermagem, nutricionistas e fisioterapeutas) que estipulam, acompanham e aplicam todos os procedimentos médicos durante o tratamento.

Cuidador

Quem recebe tratamento em casa também deve contar com um cuidador – o que não exclui o papel de um familiar corresponsável pelo tratamento. No caso do cuidador, tendo ou não algum vínculo familiar com o paciente, ele deve ser devidamente capacitado para auxiliar nas necessidades e atividades da vida cotidiana deste paciente.

Entre suas atribuições, o cuidador deve garantir que o paciente receba todos os cuidados básicos necessários para a manutenção da sua qualidade de vida, higiene, alimentação e conforto. Adicionando alguns procedimentos simples que podem ser aprendidos, inclusive, por leigos treinados por profissionais habilitados, a expectativa é que tanto paciente quanto cuidador tenham autonomia nas suas ações.

Infraestrutura

Para usufruir de tudo o que dissemos até aqui, o paciente precisa contar com toda a infraestrutura necessária para a sua reabilitação. Desta forma, o home care também ajuda a evitar hospitalizações desnecessárias, diminuindo o risco de infecções, bem como melhora a gestão dos leitos hospitalares e o uso dos recursos, reduzindo a superlotação de serviços de urgência e emergência.

Quer ler mais notícias como essa? Clique aqui e navegue pelo Portal RH It’sSeg. Siga-nos também no Facebook e no Linkedin.