BOA AÇÃO | 28.NOVEMBRO.2018

Campanha reforça importância da doação de sangue

“Doe Sangue Regularmente, Tem Sempre Alguém Precisando de Você”. Esta é a campanha nacional promovida pelo Ministério da Saúde e que tem como objetivo ampliar a doação de sangue no Brasil.

Por conta da campanha, os serviços de hemoterapia de todo o país estão mobilizados em ações locais para ampliar o número de doadores. Vale sempre reforçar: a doação é 100% voluntária e beneficia qualquer pessoa, independentemente de parentesco com o doador – uma doação apenas, aliás, pode beneficiar até quatro pessoas.

O sangue é essencial para os atendimentos de urgência, realização de cirurgias de grande porte e tratamento de pessoas com doenças crônicas, além de doenças oncológicas variadas que, frequentemente, necessitam de transfusão.

Hoje, a parcela de doadores de sangue no Brasil é de 1,8% da população, contra 3% que é a meta estabelecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Para ser doadora, a pessoa deve ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50kg, estar descansada e bem alimentada (evitando alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação) e apresentar documento original com foto recente.

Em algumas condições, porém, a pessoa é impedida temporariamente de doar sangue. A relação completa dessas condições, bem como outras informações relevantes sobre doação de sangue, você confere neste especial que produzimos para o Portal RH It’sSeg.

Quer ler mais notícias como essa? Clique aqui e navegue pelo Portal RH It’sSeg. Siga-nos também no Facebook e no Linkedin.