IMUNIZAÇÃO | 06.SETEMBRO.2018
Campanha de vacinação contra sarampo e pólio é prorrogada
O Ministério da Saúde prorrogou por mais 15 dias a Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e a poliomielite. Desta forma, os pais de crianças de 1 a menores de 5 anos e que ainda não procuram um posto de vacinação para imunizar seus pequenos poderão fazê-lo até o próximo dia 14 de setembro.
De acordo com o Ministério da Saúde, até o momento apenas Amapá, Santa Catarina, Pernambuco, Rondônia, Espírito Santo, Sergipe e Maranhão atingiram a meta de vacinar, pelo menos, 95% das crianças contra o sarampo e a pólio. Por outro lado, o Rio de Janeiro tem o menor índice de vacinação até o momento, seguido por Roraima, Pará, Piauí, Distrito Federal, Acre, Bahia, Rio Grande do Sul, São Paulo, Alagoas, Rio Grande do Norte e Amazonas.
No âmbito geral, até a última segunda-feira (3/9) 88% das crianças foram imunizadas pelo país. Vale lembrar que a campanha deste ano é indiscriminada, por isso, todas as crianças de 1 a menores de 5 anos devem se vacinar, independente da situação vacinal.
Sarampo
Doença infecciosa viral extremamente contagiosa, transmitida de pessoa para pessoa pela inalação de gotículas expelidas pelo doente ao falar, tossir ou espirrar. É transmitida na fase em que o paciente apresenta os sintomas e dura até quatro dias após o aparecimento de manchas vermelhas o rosto. Após isso, as manchas progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias. São comuns lesões muito dolorosas na boca.
Poliomielite (Paralisia Infantil)
É uma doença contagiosa que pode afetar tanto crianças quanto adultos e que pode ser transmitida por objetos, alimentos e água contaminados, ou pela inalação de gotículas expelidas ao falar, tossir ou espirrar. Cerca de 1% dos infectados pelo vírus pode desenvolver a forma paralítica da doença, que pode causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte.
Quer ler mais notícias como essa? Clique aqui e navegue pelo Portal RH It’sSeg. Siga-nos também no Facebook e no Linkedin.