LIDERANÇA DO MERCADO | 10.JULHO.2017
Saúde assume liderança do mercado de seguros
A liderança das vendas de seguros que por anos foi ocupada pelo automóvel, dessa vez ficou com a saúde. O segmento faturou R$ 36 bilhões em 2016, um crescimento de 11% em relação a 2015, 3,4 bilhões a mais do que o antigo líder, que agora ocupa o segundo lugar do Ranking das Seguradoras 2016 do Sindicato dos Corretores de Seguros no Estado de São Paulo (Sincor-SP).
Como assim, o setor não está em crise? A explicação para o crescimento do faturamento em vendas diante da redução do número de beneficiários nos planos de saúde é o aumento da procura pelo redesenho do pacote de benefícios. Cada vez mais empresas estão buscando alternativas com as corretoras e operadoras para reduzir custos, sem sacrificar as pessoas. O redesenho quase sempre implica numa nova venda, normalmente de um plano com custo menor – menor cobertura ou uma rede regional.
Com rede própria de hospitais e laboratórios, os planos regionais atraem pela possibilidade de economia de até 20% em relação à cobertura nacional. Essa combinação fez o número de beneficiários deste segmento dobrarem nos últimos três anos. Vale lembrar que esta opção deve ser feita com cautela a partir de um estudo prévio do comportamento de uso da população de cada empresa, caso contrário, pode não atingir o resultado esperado.
Com um orçamento de apenas 6,8% dos gastos públicos dedicados à saúde, menor do que a média mundial, que é de 11,7%, ninguém quer depender do sistema público no Brasil. O déficit do investimento do governo faz com que mais de 53,9% dos gastos com saúde saiam do bolso do próprio paciente ou, na maioria dos casos, das empresas, já que dos 25% da população que tem acesso aos planos médicos no Brasil, 70% deles são corporativos. No mundo, 39% dos gastos com saúde são privados, o que já é considerado alto.
Ou seja, no Brasil, o setor público investe menos em saúde do que a média mundial e cabe ao setor privado, na maioria empresas, bancar mais do que os países ricos. A saúde assumir a liderança de vendas do setor é também um resultado desta situação.