NOVOS NÚMEROS | 18.ABRIL.2017
ANS divulga dados do mercado de saúde suplementar
Dados atualizados do setor de saúde suplementar acabam de ser divulgados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Informações sobre o número de beneficiários nos planos de assistência médica e odontológica, operadoras ativas, taxa de cobertura assistencial, receitas e despesas, entre outras informações estão disponíveis para consultas.
Médico-hospitalares ainda em queda
No mês de março foi registrada taxa de cobertura de 24,54% e o total de 47.606.341 beneficiários nos planos médico-hospitalares. Uma queda de quase 1 milhão de vidas em comparação ao ano passado e 51.985 a menos do que fevereiro desde ano.
Acre, Amazonas, Ceará, Paraíba, Piauí, Santa Catarina e Tocantins foram os únicos estados que apresentaram crescimento no número de clientes em planos médicos no período entre março de 2016 e 2017.
Reflexos do desemprego
As quedas consecutivas do número de beneficiários nos planos médico-hospitalares são reflexos do alto índice de desemprego, que de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), chegou a 13,2% no trimestre referente aos meses de dezembro de 2016 a fevereiro de 2017.
Além disso, o desemprego tem o poder de influenciar nos números da saúde suplementar no longo prazo, já que que demitidos sem justa causa podem optar pelo plano de extensão e continuar a usufruir do benefício por mais tempo, desde que arquem com seus custos.
Por exemplo, se hoje uma empresa demite 10 mil colaboradores, mas 8 mil deles optam pela extensão, de acordo com as particularidades de cada situação, eles podem manter o benefício por até dois anos. Ou seja, o impacto da demissão só será sentido por inteiro pelo mercado anos depois.
Odontológicos em alta
Como já apontado, os planos exclusivamente odontológicos crescem independente da crise. Com taxa de cobertura de 11,58%, esse benefício totalizou 22.468.131 beneficiários no último mês. Crescimento de mais de 1,5 milhão vidas em relação ao mesmo período de 2016 e de 241.658 a mais do que no último mês de fevereiro.
Todas as informações estão disponíveis na Sala de Situação.