TRANSPORTE SUSTENTÁVEL | 15.SETEMBRO.2017

Virada da Mobilidade

O movimento, que surgiu como uma resposta a protestos por melhorias no transporte público e eventos sociais voltados à mobilidade, vem ganhando força a cada ano e nos provocando a repensar nossas formas de locomoção, principalmente nos grandes centros urbanos, e a buscar alternativas para tornar o trânsito mais sustentável.

 

Não é apenas um carro

Vários motivos serviram como gatilho para a criação da Virada da Mobilidade, dentre eles: trânsito caótico nas cidades, insatisfação com serviço de transporte público, crescimento da participação de bicicletas nas ruas e, principalmente, o excesso de carros. Apesar de confortável, usar o carro particular, além de causar engarrafamento, é uma das principais fontes de poluição. Na queima de combustível ocorre a liberação de gases como: ozônio, metano e dióxido de carbono.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), eles impactam diretamente nas mudanças climáticas e influenciam em mais de 7 milhões de mortes todos os anos. Mas a poluição causada pelo setor automotivo começa bem antes do carro estar na rua. Mineradoras, parques industriais e produção excessiva de lixo também impactam o meio ambiente.

 

Vire a chave

A Virada da Mobilidade deste ano acontece entre os dias 17 e 23 de setembro. A proposta é que, durante essa semana, as pessoas procurem alternativas de locomoção para seus trajetos. Caminhada, bicicleta, transporte público ou carona, assim como qualquer outra forma sustentável, é bem-vinda.

A ideia principal é reduzir o número de carros nas ruas e mostrar que é possível adotar novos meios de transporte e que também somos responsáveis por melhorar as condições de vida da cidade. O movimento também conta com palestras, exposições, oficinas e eventos nos parques da cidade de São Paulo. Confira a programação abaixo, junte a família e amigos, e participe.

viradavirada_cel

X