SAÚDE DA MULHER | 04.OUTUBRO.2017

Outubro Rosa

Conhecer o seu corpo é fundamental na prevenção do câncer de mama. Reserve um tempo para fazer o autoexame e, caso detecte algum tipo de caroço, inchaço, secreção ou retrações na pele dos seios e dos mamilos, procure um médico. No Brasil, a recomendação para realizar a mamografia é entre 50 e 69 anos, mas se você tiver algum caso na família, converse com seu médico, porque talvez precise iniciar a prevenção mais cedo. Vale ressaltar que o câncer de mama pode acometer mulheres de todas as idades. A prática regular de exercícios e uma alimentação saudável também são importantes e reduzem em 7% o risco da doença, segundo estudo feito pelo National Cancer Institute (NCI), nos Estados Unidos.

 

Saúde mental

A saúde mental reflete em todos os aspectos da sua vida. O estresse e a depressão podem levar à adoção de hábitos ruins que influenciam o surgimento de tumores, como: comer em excesso, principalmente comidas gordurosas e calóricas, abusar de substâncias tóxicas, como o cigarro e o álcool, além do sedentarismo. Um estudo realizado pela Universidade de Melbourne comprovou que o cortisol, homônimo do estresse, aumenta as chances de desenvolver câncer.

 

Saúde social

Seu estilo de vida influencia diretamente na sua saúde. Tanto a sua vida social, quanto o seu trabalho, devem ser bem administrados para alcançar o equilíbrio e a felicidade em ambos. Outro fator importante é seu círculo de amizades. Se aproxime de pessoas que te façam bem, longe de vícios e práticas que prejudiquem sua qualidade de vida. A importância dos laços sociais, inclusive, já foi objeto de estudo da Universidade de Harvard, que constatou que os relacionamentos cultivados ao longo da vida influenciam diretamente na nossa saúde e bem-estar.

X