NOVA ESTAÇÃO | 23.MARÇO.2018

Outono: mudança de clima requer cuidados

Para quem já estava incomodado com as altas temperaturas do verão, chegou a hora de celebrar a chegada do outono. A estação, que teve início em 20 de março e se estende até 21 de junho, costuma trazer um clima mais ameno, mas nem tudo são flores: é preciso seguir algumas dicas para manter a saúde em dia neste período.

A primeira delas vale para o ano inteiro, mas especialmente agora com o tempo mais seco: beba bastante água – ainda mais nesta época em que a sensação de sede costuma ser menor, por conta do clima mais frio. Por exemplo: você sabia que basta beber de 10 a 15 copinhos de água de 200 ml por dia para se manter bem hidratado?

Outra dica: cuide do ambiente onde está, mantendo-o sempre limpo e deixando as portas e janelas abertas, quando possível, para circular o ar. Também vale umidificar a área, assim você evita se expor a agentes que podem lhe causar infecções e alergias.

Chegou ou saiu de algum lugar? Lave sempre suas mãos e reduza assim o risco de contaminação por alguma bactéria indesejada. Como sempre lembramos, esta é uma das melhores formas de prevenir e reduzir a transmissão do vírus da gripe.

Por fim, uma boa alimentação, rica em nutrientes e vitaminas, também ajuda a evitar doenças durante todo o outono, assim como a prática de atividade física regular. Este especial traz, inclusive, dicas de como aliar essas duas questões para se ter uma vida mais saudável.

E, claro, a recomendação principal: se mesmo seguindo todas essas dicas você ainda sofrer com os efeitos desta nova estação, procure um médico.

X