NOVA REALIDADE | 04.JULHO.2016

O desafio da gestão do seguro saúde

O presidente da It’sSeg Company, Thomaz Menezes, avalia o atual momento para o segmento saúde que perdeu mais de 1,5 milhão de beneficiários. “O volume de venda e de prêmio novos diminuiu e aumentou a sinistralidade. Isso fará com que as seguradoras fiquem mais criteriosas e mais cuidadosas na subscrição de seus prêmios”, prevê.

Segundo ele, o caminho é mudar a gestão. “Precisamos parar de achar um culpado, pois todas as partes do processo estão insatisfeitas”, afirma. E, ainda, “é um mosaico que tem que ter a seguradora, corretor e cliente, cada um sob sua responsabilidade, performando uma parte do processo”, acrescenta.

Menezes comenta também sobre a coparticipação. “Seja um percentual fixo ou de utilização, a coparticipação ajuda na conscientização do uso. Nós como usuários somos muito responsáveis pelo resultado do nosso plano de saúde”, diz, ilustrando que hoje o custo do plano de saúde pode representar até 12% da folha de pagamento e, com base em estudos, chegar até 25%. (Karin Fuchs)

Fonte: Portal Nacional de Seguros / http://www.segs.com.br/seguros/22862-o-desafio-da-gestao-do-seguro-saude.html