CAMPANHA DE VACINAÇÃO | 21.SETEMBRO.2017

HPV: quem pode tomar a vacina?

A recomendação da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM) é de três doses da vacina, com intervalo de dois e seis meses a partir da primeira aplicação, para meninos e meninas de 9 a 10 anos. Pessoas de 11 a 19 anos não vacinadas devem seguir a mesma indicação. Dos 20 aos 59 anos, a vacinação é conforme critério médico.

Na rede pública, a vacina é oferecida gratuitamente para meninos entre 11 e 14 anos e meninas de 9 a 14 anos, sendo duas doses, com intervalo de seis meses entre as aplicações. Quem tem de 9 a 26 anos e passou por transplantes de órgãos sólidos e medula óssea, está em tratamento oncológico ou é portador do vírus HIV também tem direito à vacinação.

Existem dois tipos de vacina disponíveis no mercado. A bivalente, que protege contra os tipos 16 e 18 do vírus, mais relacionados aos casos de câncer de colo de útero. E a quadrivalente, que protege contra mais outros dois tipos, 6 e 11, relacionados aos cânceres de pênis, orofaringe e ânus. Além disso, esta última também previne mais de 98% das verrugas genitais, doença estigmatizante e de difícil tratamento. A quadrivalente é a vacina oferecida pelo SUS.

Verifique a cobertura vacinal do seu plano ou o posto de saúde mais próximo para colocar suas vacinas em dia.

X