COZINHA SAÚDAVEL | 13.DEZEMBRO.2017

Glúten, vítima ou vilão?

Desde muito tempo a humanidade vive de alimentos derivados de trigo e de outros cereais. O pão, presente em diversas culturas, é prova desse costume milenar. Então, me pergunto o que levou o índice de inflamações e alergias relacionadas ao glúten aumentar tanto nos últimos anos?

Com este questionamento em mente comecei a procurar pesquisas sobre o assunto. Descobri que há décadas muitos estudiosos argumentam que a desconexão com a alimentação natural, com a comida de verdade, poderia causar diversas doenças. Doenças essas que a moderna medicina não conseguiria acabar tão facilmente, como a alergia a alguns alimentos. A intolerância ao glúten, por exemplo, e as doenças celíacas decorrentes dela, eram raras, mas estão ficando cada vez mais comuns.

Recentemente foram feitas experiências em fazendas que produziam exclusivamente pães feitos com cereais orgânicos, nativos da região de plantio, utilizando processos de fermentação corretos e naturais, respeitando o tempo das receitas. Os resultados foram incríveis: índice quase que nulo de alergias ou inflamações por glúten. Todas as pessoas puderam comer sem restrições. Isso me fez acreditar que, na verdade, somos alérgicos aos industrializados, super processados, transgênicos e fertilizantes, não aos ingredientes puros. Talvez o glúten não seja o vilão dessa história.

Diversas pesquisas indicam que o problema com o glúten está relacionado à qualidade dos cereais e processos de produção, não ao glúten propriamente dito. Hoje, os pães feitos nas grandes indústrias ou nas padarias convencionais não são feitos com bons cerais, além utilizarem fermentos químicos e de serem assados rapidamente, para acelerar o processo produtivo.

Será que nosso corpo realmente precisa do gluten free ou apenas achamos que esses produtos são mais saudáveis? Será que é necessidade ou modismo? Para superar essa “fase da intolerância”, do não glúten, não lactose e afins, que tal voltarmos a valorizar os alimentos naturais? Os pães caseiros, de fermentação natural e com grãos orgânicos, inclusive fazem bem para a nossa flora intestinal.

Então, vamos procurar padarias artesanais ou tentar fazer uma receita de um pão artesanal e reunir toda a família para provar novos sabores? Mudar pequenos hábitos é mais fácil e gostoso do que imagina. Vamos tentar?

Bia Goll é uma cozinheira que acredita na harmonia do bem-viver e no respeito aos ingredientes que vem da terra. Nesta série, ela compartilha suas reflexões sobre alguns alimentos.

X