VIVA MELHOR | 13.NOVEMBRO.2017

Dia mundial da gentileza

Comemorado em 13 de novembro, o Dia Mundial da Gentileza foi criado por vários países em uma conferência em Tóquio, em 1996, com um único objetivo: encorajar atitudes positivas para construir um mundo mais amável e justo.

 

Gentileza gera felicidade

Em um estudo da Universidade da Califórnia, os participantes foram estimulados a praticarem gentilezas durante dez semanas, entre elas: oferecer ajuda a pessoas desconhecidas, fazer elogios e ser mais cordial. Como resultado, todos registraram aumento do índice de felicidade. Isso porque a gentileza está relacionada à liberação de dopamina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar.

 

Qualidade pessoal, vantagem profissional

Nossa rotina, sempre cheia de tarefas e obrigações, nos faz esquecer da importância de ser gentil. Uma pesquisa da Gattermayr Consulting, instituição especializada em ética e gentileza corporativa, realizada com mais de 400 executivos de grandes empresas, revela que a gentileza, quando genuína, contribui para ter melhor desempenho na carreira, maior admiração e maior capacidade de influência. Inclusive, 63% dos entrevistados consideram a gentileza como uma vantagem profissional.

 

Gentileza X Obrigação

Um grande passo para melhorar o convívio em sociedade é entender a diferença entre gentileza e obrigação. A primeira é esperada, a segunda é necessária. Dar um bom dia, doar sangue, pedir licença ao passar e ser voluntário são belos atos de gentileza. Não estacionar em vagas preferenciais, ceder lugar para idosos, gestantes e pessoas com mobilidade reduzida no transporte público e filas são obrigações e devem ser respeitadas. Dar passagem para outros carros é um ato de gentileza, dar passagem para ambulâncias, bombeiros e policiais é obrigação dentro das regras de trânsito. Pratique a gentileza e inspire as pessoas ao seu redor.

X