COZINHA SAUDÁVEL | 04.OUTUBRO.2017

Da flor ao fruto: saiba aproveitar todos os benefícios da banana

Pensando em sazonalidade, respeito ao tempo das coisas, da vida, fiquei imaginando qual ingrediente da natureza é abundante durante todo o ano e, dentre tantas deliciosas opções, fiquei com a generosa banana. Dá frutos o ano inteiro e oferece muitas variações de como podemos degustá-la e aproveitá-la por inteiro. Gerando saúde e evitando o desperdício.

Passei uns dias no litoral e, do meio da mata Atlântica relativamente preservada, colhi muitas maravilhas, entre elas banana ouro e da terra. A ouro estava doce, firme, cheirosa, foi degustada (algumas devoradas!) in natura, com tapioca, amassadinha com canela ou em fatias num pão com manteiga. Já a da terra foi para o papelote junto com o coco, também do quintal, e a corvina que eu tinha acabado de pescar no mar. Que perfeito! A combinação da corvina com a banana e o coco assados ficou absolutamente divina!

O acompanhamento foi um pirão feito com uma farinha de mandioca fresquíssima, feita por uma caiçara talentosa que tive a sorte de conhecer. Fiz o pirão picante, usando a malagueta também do quintal. Para fechar o prato, servi com uma folha de uma planta alimentícia bem comum no local, crocante e linda. Nesta região do Brasil é produzida uma aguardente da versátil banana e um prato lindo chamado Azul Marinho – postas de peixe cozidas com banana verde.

A flor da banana também é um ótimo ingrediente para várias receitas refogadas. Feita como ragu fica uma deliciosa alternativa pra vegetarianos, por exemplo. E como até a casca tem muitos nutrientes, sacarose e minerais, ela pode ser utilizada para fazer bolos e pães.

E ela está na moda mesmo. Com a biomassa de banana verde, podemos fazer vários pratos funcionais e bem saudáveis, como o brigadeiro de cacau, que é um verdadeiro milagre feito sem o leite condensado. Sem esquecer o sorvete de banana, a receita mais simples e gostosa de todos os tempos. Basta pegar aquela banana que já está bem madura no cesto, descascar e congelar. No dia seguinte, bata bem no mixer ou liquidificador e pronto! Eu sempre brinco com esta receita colocando ingredientes diferentes: canela, nibs de cacau, melado de cana, farinha de amendoim, raspas de limão, gengibre ralado, aproveite essa liberdade e crie a sua própria receita.

Como se não bastasse todas essas qualidades, é um ótimo lanche para o dia a dia, além de ter a embalagem mais sustentável de todas.

Bia Goll é uma cozinheira que acredita na harmonia do bem-viver e no respeito aos ingredientes que vem da terra. Nesta série, ela compartilha suas reflexões sobre alguns alimentos.