SEUS DIREITOS | 17.AGOSTO.2017

Cobrança de taxa de primeira consulta

Já ligou para um consultório para agendar atendimento pela primeira vez e foi informado que existia a cobrança de uma taxa para isso, já que o médico não atendia primeira consulta pelo convênio?

Praticada por muitos profissionais, a cobrança de uma taxa ou do valor inteiro de consulta particular no primeiro atendimento é ilegal. Trata-se de um ato de má fé do prestador, que se aproveita dos beneficiários que não conhecem claramente seus direitos e estão buscando pelo serviço.

Segundo a ANS, os prestadores cadastrados pela operadora não podem cobrar a parte por um atendimento que está incluso no contrato de serviço do plano. Os planos médicos incluem acesso ilimitado a consultas, o valor pago por elas já está embutido na mensalidade do plano. Assim, não é permitido qualquer tipo de cobrança extra, independe de ser a primeira consulta.

Os beneficiários que passarem por essa situação devem denunciar o médico ao conselho de medicina de sua cidade, à operadora do seu plano de saúde e à ANS, órgão que regula o setor suplementar, por meio de um dos seus canais de atendimento disponíveis no site da Agência.

X