LENTA RETOMADA | 22.AGOSTO.2017

ANS divulga dados atualizados do mercado de saúde

A ANS acaba de publicar os dados atualizados do setor de saúde suplementar referentes ao mês de julho deste ano. Os números indicam que, após quedas consecutivas, mesmo que devagar, o mercado começa a dar os primeiros sinais de recuperação.

dados_ans_graficodados_ans_grafico_cel

Planos médico-hospitalares

Com uma taxa de cobertura de 24,43%, no último mês foram registrados 47.381.410 beneficiários nos planos médico-hospitalares. Um crescimento de 26.128 vínculos. Hoje, 80,1% dos beneficiários dessa modalidade estão em planos coletivos. Desses, 83,1% são do tipo empresarial e 16,9% por adesão.

Em relação ao mesmo período de 2016, sete estados tiveram aumento do número de clientes: Acre, Amazonas, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Piauí e Tocantins. Ceará e Amazonas foram os que mais avançaram, com alta de 3,8% e 9,1% respectivamente. Apesar de Minas Gerais ter o menor crescimento percentual, ele é o mais expressivo, já que o estado é o terceiro em volume de beneficiários, atrás apenas de Rio de Janeiro e São Paulo.

 

Planos odontológicos

Para os planos exclusivamente odontológicos o aumento foi de 133.107, em comparação ao mês anterior, totalizando 22.639.518 beneficiários no período. Com uma taxa de cobertura de apenas 11,67%, esse benefício tem um enorme potencial de expansão no país. Seguindo o mesmo padrão dos planos médico-hospitalares, a esmagadora maioria dos planos dessa modalidade são coletivos, 82,6%. Sendo que 89,8% são do tipo empresarial e somente 10,2% coletivos por adesão.

Os dados completos sobre o número de beneficiários, operadoras ativas, receitas e despesas assistenciais, entre outras informações do setor, estão disponíveis na Sala de Situação no site da ANS.

X